Espetáculo Diversidade

Ainda sem data definida mas a princípio para 2021, será lançado virtualmente o primeiro “Espetáculo Diversidade” do Projeto Carioca sobre Rodas, “Diversidade através da singularidade de cada bailarino”. Primordialmente, o Espetáculo busca questionar a estética do corpo ideal para a dança, apresentando adaptação técnica da dança a dois para um elenco bem diversificado.

“Acima de tudo, realizar este espetáculo foi um desafio para cada bailarino devido a atual Pandemia que o mundo sucumbe, contudo a paixão pela dança superou mais este desafio.” Diz Viviane Macedo.

Espetáculo Diversidade
Viviane Macedo

Coordenação do Espetáculo Diversidade:

O espetáculo foi idealizado através do Projeto Carioca sobre Rodas, que existe desde 2012 através da coordenação da Pentacampeã Brasileira de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas, Viviane Macedo.

“Nesse sentido, conforme os alunos têm crescido, aprendido, praticando o respeito, desenvolvimento, autoconfiança e desinibição, surgiu a oportunidade de criarmos o “Espetáculo Diversidade” onde reunimos as diferenças encontradas dentro e fora das pessoas.”

Ritmos:

De antemão, O espetáculo envolve vários ritmos de dança assim como: Bolero, Zouk, samba, Tango, sertanejo, entre outros em corpos diferentes visto nos teatros. Desde já, o intuito é justamente promover uma discussão sobre que corpo perfeito pode apresentar-se num espetáculo de dança e sobretudo: O que é perfeito para cada pessoa?

Sobretudo, o intuito é justamente promover uma reflexão  sobre o consenso do corpo ideal para dança. Por exemplo, a diversidade do elenco escolhido mostra a capacidade de adaptação bem como a expressão da dança em diversas expressões. Haveria um corpo perfeito para a dança? O que é perfeito para cada pessoa?

Diversidade:

Contudo, Nós procuramos envolver pessoas com tipos de corpos diferentes, ou seja: idades diversificadas, pessoas com deficiência ou sem deficiência, proporcionando assim a representatividade e a diversidade na dança.

Roteiro

O roteiro foi elaborado nesse sentido e criado pela nossa assistente social e bailarina “Tais Vieira”, que juntamente com sua experiência trouxe justamente a idéa de utilizar sua observação profissional do meio social, aliada a experiência da nossa diretora “Viviane Macedo” para a criação do espetáculo. Viviane Macedo é pentacampeã de dança esportiva em cadeira de rodas e começou o projeto “Carioca sobre Rodas” baseado na sua experiência e história de vida.

Porém, nós queremos provocar a reflexão da pessoa com deficiência ter possibilidades de dançar, seja como for, a pessoa com sobrepeso, a pessoa na melhor idade, em outras palavras pessoas fora dos padrões estéticos de beleza com sua singularidade.

Elaboração da Acessibilidade 

Isso significa que o espetáculo foi justamente elaborado para chegar a todas as pessoas. Por isso pensamos em implantar a audiodescrição no espetáculo juntamente com a tradução por meio da Lingua de Sinais – LIBRAS

Créditos

Produção: Carioca sobre Rodas

Direçao Geral: Viviane Macedo

Elaboração do roteiro: Taís Vieira 

Criação coreográfica

Webdesigner: Débora Pedroso www.deborapedroso.com

Marcelo Martins, Nathalia Riera , Letícia Oliveira e Fernando Perroti

Dançarinos

Camila Vieira

Catia Apridy

Eduardo Justo

Everaldo Ferreira

Gabriel Castro

Leticia Oliveira

Marcelo Martins

Mariana Chaves

 Nathalia Riera

Tais Vieira

Vanessa Galvão

Vinicius Rangel

Viviane Macedo

Editor de vídeo: Carlos Eduardo Rodrigues

Narrador e Interprete de Libras: Jhonata Narciso

Trilha Sonora: Karina Batista (DJ KAKA)

Audiodescrição: Tagarela produções

Realização: Projeto Carioca sobre Rodas

Duração : 50 min

Patrocínio: 

Projeto Contemplado pelo Prêmio:  Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2020

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *